Prefeitura de Mauá realiza primeira ação do programa Troca Verde

Por Portal Opinião Pública 13/07/2023 - 09:10 hs
Foto: Ubiratã Ventura - PMM / Divulgação
Prefeitura de Mauá realiza primeira ação do programa Troca Verde
Primeira ação do programa "Troca Verde" recebeu cerca de 150 quilos de resíduos

Cerca de 50 famílias dos jardins Oratório e Ipê puderam trocar seus recicláveis por alimentos ou ração para animais 

A Prefeitura de Mauá realizou, no último sábado (8), a primeira ação regional do programa “Troca Verde”, que permite aos moradores da cidade a troca de materiais recicláveis por alimentos ou ração para cães e gatos. Ao todo 150 quilos de resíduos foram recebidos e cerca de 50 famílias beneficiadas. De acordo com o Paço, uma busca ativa foi realizada nos jardins Ipê e Oratório, pelas equipes da Educação Ambiental do município e do Fundo Social de Solidariedade para identificar interessados em participar, durante as últimas semanas. No próximo mês, o “Troca Verde” voltará à região.

Uma das beneficiadas foi Lourdes Farias. “Achei uma iniciativa ótima da Prefeitura porque realiza a limpeza, o que evita o mau cheiro e a proliferação de bichos, que podem transmitir doenças. E trocar por alimentos é um incentivo a mais para fazermos a nossa parte”, comentou. Já a Elenice Maria Azevedo, moradora da Travessa Barreirinha, elogiou a limpeza. “Está ficando mais bonito e tomara que não fique mais esse lixo. Assim ajudamos a recuperar a cidade e também somos ajudados”, disse ela.

Ainda segundo a administração municipal, todo o material arrecadado neste sábado foi encaminhado à Coopercata (Cooperativa de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável de Mauá), o que ajuda a gerar emprego e renda a esses trabalhadores, além de desestimular o descarte irregular de resíduos.

“O programa chega para fortalecer as lutas de nosso governo tanto na área ambiental, quanto na de segurança alimentar. E é uma parceria de diversas secretarias com o Fundo Social de Solidariedade de Mauá, que ajudará fundamentalmente na questão social”, explicou o prefeito Marcelo Oliveira (PT), que compareceu a primeira ação de troca.

Além desta, ao longo das últimas semanas foram realizadas ações educativas com a comunidade, estimulando a destinação correta de materiais orgânicos e recicláveis e também a manutenção em uma área, da rua dos Eucaliptos, altura do número 234, identificado como ponto corriqueiro de descartes irregulares. O local recebeu um novo projeto paisagístico, com a recuperação da calçada, pintura do muro, além do plantio de mudas e gramado.

Para participar do programa “Troca Verde” é necessário fazer um cadastro. Informações podem ser obtidas pelo número 4512-7500, ramal 1809.

Mauá destina ao aterro sanitário, em média, 89 mil toneladas de resíduos por ano - 30% desse total poderia ser reciclado, ajudando também a prolongar a vida útil do espaço de destinação do lixo orgânico.